Fale Conosco (11) 4592-8363
atendimento@ceest.com.br Av. Bertioga, 1375 - Várzea Paulista/SP

A importância da adequação de máquinas à NR12

Os equipamentos e máquinas industriais, demandam de uma série de procedimentos técnicos que privilegiam o seu uso apropriado e seguro. Em razão disso, a adequação de máquinas a nr12 é obrigatória para empresas do setor industrial de todos os segmentos, tais como as farmacêuticas, químicas, alimentícias, da construção civil e metalúrgicas. Os métodos implantados nessas empresas são elaborados em consonância à Norma Regulamentadora de número 12, que trata detalhadamente de como se dará o fluxo de trabalho durante as operações diárias, os protocolos procedimentais necessários, as operações aplicadas e até mesmo a manutenção dos equipamentos. Assim, os critérios da adequação de máquinas a nr12 são pautados nos seguintes objetivos:

  • Melhorar as condições de trabalho de todos os seus colaboradores;
  • Garantir a segurança e proteção à integridade física e saúde psicológica dos empregados;
  • Criar procedimentos padrões de operação, manuseio e reparo dos equipamentos, de acordo com a necessidade de cada empresa.

A adequação de máquinas a nr12 deve considerar ainda os riscos que cada atividade produtiva oferece e quais são as medidas tomadas para que essas ameaças sejam sanadas ou pelo menos reduzidas, seja com a aplicação de métodos especiais para a realização das atividades ou, na maioria dos casos, com o uso de equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPI, indispensáveis para a atuação em algumas operações que envolvem equipamentos industriais robustos. Vale acrescentar também que a adequação de máquinas a nr12 abrange os equipamentos elétricos, eletrônicos, hidráulicos, mecânicos e pneumáticos, considerando seus aspectos usuais e específicos.

Para que a adequação de máquinas a nr12 seja realizada de maneira correta, objetiva e que atenda às exigências da legislação em vigor, a atuação de profissionais especializados na elaboração do laudo técnico é fundamental, tendo em vista a sua capacidade de identificar as peculiaridades de cada equipamento e aliar todas as informações em conformidade com as determinações legais. Assim, além do documento de análises de riscos, a Anotação de Responsabilidade Técnica, assinada pelo responsável habilitado é obrigatória para a sua validação.

Precisando de adequação de máquinas à NR12?

Fundada no ano de 2010, a Conceito Engenharia e Serviços tem a solução certa para a sua empresa em adequação de máquinas a nr12 .

Entre em contato com um de seus representantes e saiba mais sobre a adequação de máquinas a NR12.

Para saber mais sobre adequação de máquinas a NR12

Ligue para (11) 4595-8368 ou clique aqui e entre em contato por email.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.